sábado, abril 30, 2005

Chuvoso.

Nem parece um dia de outono, daqueles quando o sol brilha meio baixo na tarde e o céu é de um azul forte e ao mesmo tempo suave como a brisa e a sensação de frescor que ela traz. Hoje a chuva é insistente, envolve tudo em um manto cinzento, esconde as cores, adormece os sentimentos, esfria as emoções.
Sei que devo ser menos indulgente com minha própria preguiça: vontade de fazer nada, de dizer nada, de pensar nada; dormir um sono sem sonhos.
Mas, que fazer num dia em preto-e-branco; dia sem vontade, de cores escondidas, de sentimentos adormecidos, de emoções frias.
Outono estranho; como neblina em manhã de Janeiro.

quinta-feira, abril 28, 2005

Dia de mudanças.

Antes de desligar: mudou também o blog da Fê Freitas, agora é o Vida S. A. Coisas da vida, minha filha.

Tudo que é bom...

...dura pouco. Não é algo para animar um cara que está chegando aos sessenta e não sabe se isso é pouco - e será bom; ou muito - e ficará ruim. Talvez, a sabedoria popular não seja tão sabedora assim...

Demorou...

Se ainda não notaram, tem um link novo ali na barra lateral: Levantando Poeira, da minha amiga Anália Maia.
Bom texto, corrido, inteligente, instigante e surpreendente.

Maria, a panela e a novela.

Vinte e uma horas e trinta minutos, a novela das oito - que começa pontualmente às nove - já está prá lá do meio, talvez na parte mais emocionante do capítulo, quando Maria tem sua atenção desviada para o cheiro de queimado que invade a sala, acompanhado de fumaça - é fogo!
A panela, esquecida sobre a boca acesa do fogão, começa a dar sinais de morte. Maria olha para os lados da cozinha e vê o clarão avermelhado do desastre que se inicia.
O porteiro atende ao interfone e pensa que é uma brincadeira. Depois de alguns minutos, convencidos da verdade dos fatos, correm os porteiros a socorrer Maria. Chegam os bombeiros, evitam o desastre total - fica tudo na conta de um fogão semi-destruído, uma pintura nova na cozinha, um susto.
Como terminou a novela? Se nem Maria sabe, que direi eu?!

segunda-feira, abril 25, 2005

Outono...

Semana de chuva forte e ventania, anunciando a passagem para o inverno. Como eu não estava por aqui, soube das notícias pela TV. Mas o tempo está mudando, o mar de Itaipuaçu já começou a ficar "batido"; é como dizem por lá. Mesmo num domingo de sol.

foto da mini_Clone.

Maio chegando e me lembrou a canção do Roupa Nova: 'eu costumava andar bem mais de mil léguas prá poder colher flores de maio azuis e os teus cabelos enfeitar.'

flor de maio

Ainda não cliquei as azuis...

Atalhos.

Ultimamente tenho procurado usar mais as teclas de atalho como um meio de aliviar meus atormentados tendões. Navegar pela rede fica mais simples se usarmos corretamente essas teclas, ou combinações delas.
Por exemplo, o vai e vem entre páginas fica mais fácil com o uso da tecla Alt e ao mesmo tempo uma das setas - esquerda para voltar e direita para avançar. Aliás, a tecla Alt, associada à letra sublinhada em um item do Menu (v. Arquivo, ali na segunda barra da página)abre a lista do menu; basta então procurar a letra sublinhada na função que se deseja usar (v. Salvar como...) e teclá-la. Então, imprimir fica assim: Alt + A, seguido da tecla i.
Para consultar uma lista de teclas de atalho para o IE, se vc está no IE, tecle Alt+u, Enter, Alt+n, digite a palavra atalho, use a seta para baixo até chegar em atalhos de teclado e tecle Enter duas vezes. Aí, não tem mais atalho: clique em Visualizando e explorando páginas da Web. E Voilá!.
Agora, um exercício: para ver a foto abaixo em página inteira.

Outono.

Use a tecla F11 para alternar entre página inteira e página normal, mas antes clique aqui para ver a foto em tamanho normal. Depois você pode usar Alt+seta esquerda para voltar a esse blog.

terça-feira, abril 19, 2005

Games e Merchandaise

Leio no Nandx que um número crescente de empresas passou a anunciar em video games. A idéia dessas empresas é atingir uma considerável massa de consumidores que vai da faixa dos quatorze aos 34 anos de idade, com um poder aquisitivo relativamente alto.
Os games em questão apresentam nos seus cenários anúncios desde a venenosa coca-cola, passando pela Honda, até a saga Star Wars. São dez empresas anunciando em 40 jogos, só neste ano de 2005.
Vai ficar igual à vossa novela das oito (aquela que começa às nove e acaba antes do futebol), onde personagens que nem sabemos se trabalham têm conta no banco do i-rouba (aquele i parecido com o símbolo @ ou 'arroba').

Habemus Papam

Joseph Ratzinger, Cardeal prefeito da Congregação Romana para a Doutrina da Fé - em séculos passados conhecida como a Santa Inquisição, foi eleito Papa e adotou o nome latino de Benedictus o que em português deverá ser Bento, o décimo-sexto do nome. Vida longa a Bento XVI.

quarta-feira, abril 06, 2005

A Internet, o vai-e-vem e a cautela.

Que a Internet é um meio rápido de comunicação, não temos a menor dúvida. Que seu uso pode ser desvirtuado, menos dúvidas ainda.
Quando recebemos um email com solicitações tais como: 'não quebrar a corrente', 'enviar a todos os amigos da sua lista', 'ajudar a encontrar um(a) desaparecido(a)', podemos fazer uma de três coisas: (1) simplesmente encaminhar o email para todos da nossa lista;
(2) simplesmente NÃO encaminhar o email e mandá-lo para o lixo;
(3) verificar a origem e veracidade das informações nele contidas e, só então, tomar uma das decisões anteriores.
No caso de agirmos de acordo com (1), nossa decisão pode nos levar a espalhar uma armadilha, um vírus, ou um Trojan. No caso de agir de acordo com (2), podemos estar a negar ajuda para quem precisa.
O que é certo, então?? Prefira a opção (3); vai dar algum trabalho, mas pode evitar dores de cabeça ainda maiores... Desconfie principalmente daquelas mensagens que dizem: mande para todos, inclusive para quem lhe mandou essa mensagem...
Especialistas em segurança na Internet costumam verificar a veracidade das informações contidas em emails de 'solidariedade'. Noventa e nove por cento são falsos. Por quê, então, são criadas tais mensagens? Para coletar listas de emails válidos e vendê-las a spammers. (Outra variedade de armadilha são os abaixo-assinados, onde incautos internautas colocam seus nomes completos e números de documentos de identificação: uma mina de ouro para falsários e vigaristas.)
Outro item de segurança: procure esconder os destinatários através de CCO (cópia oculta) ou BCC (blind copy). Quando enviamos emails CCO, os endereços das pessoas para as quais estamos encaminhando a mensagem não aparecem no cabeçalho da mesma. Isso já dificulta a ação dos programas de captura de emails, além do quê, se você é amigo, proteja seus amigos.

Mas a razão de escrever este post é a rapidez com que as coisas acontecem na grande rede. Vejam um exemplo, através de dois emails que recebi ontem, de um grupo de divulgação de vagas para emprego:
Primeiro, enviado às 16h 36min 03seg - Sou editora da Revista X,(cujo nome, por razões óbvias, vou omitir aqui) e estou fazendo uma matéria sobre como blogs e orkut podem ajudá-lo a conseguir um emprego.
Quem quiser contribuir, dar opiniões ou virar personagem, me escreva: (segue o email da remetente).
Segundo, enviado às 19h 08min 27seg - Caros, Tudo bem? Recebi centenas de e-mails em menos de 15 minutos e minha caixa postal está lotada . Muito obrigada. Mas deixe eu explicar melhor o que preciso para evitar mal-entendidos. Estou procurando pessoas que conseguiram emprego por meio do orkut ou blogs e que tenha algo realmente relevante para acrescentar ao assunto.

Quer dizer: só levou quinze minutos para ela descobrir que não tinha sido específica o bastante sobre o que estava solicitando, posto que a expressão 'virar personagem' já era um chamariz e tanto.

Ah, a cautela - quase me esquecia - e o caldo de galinha, mesmo com algum excesso, não fazem mal a ninguém...

A Internet e o telefone.

Já falei aqui do Skype, programa para comunicação por voz - VoIP - via conexão de Internet em banda larga.
Já a Vonage, é uma empresa que fornece esse serviço nos EUA, Canadá e Reino Unido, com direito a número de telefone virtual e com um plano básico onde o cliente tem direito a 500 minutos mensais por 19,99 dólares. O plano sem limite de minutos custa mais dez dólares por mês. Compare esse máximo de aproximadamente 81 reais com a sua conta Telemar.

Agora vem a notícia da News Factory, site de notícias sobre tecnologia:
A FCC - Comissão Federal das Comunicações, nos EUA, multou uma empresa do estado da Carolina do Norte, a Madison River, em 15.000 dólares, ao mesmo tempo em que a empresa concordou em retirar o bloqueio que fazia a 200 clientes da Vonage na sua área. Os clientes argumentaram que, tendo retirado suas linhas telefônicas regulares para usar o serviço de VoIP da Vonage, estavam impedidos de fazer ligações para qualquer número, incuindo a emergência (911).


Enquanto isso, a Anatel, agência reguladora das telecomunicações em Pindorama, fica meio que em cima do muro, conforme podemos deduzir da notícia publicada no Webinsider.

Uma coisa é certa: a Telemar e a Telefônica de São Paulo, principais operadoras de telefonia fixa no país vão lutar com unhas e advogados contra essa tendência.

terça-feira, abril 05, 2005

O elevador.

Notícia curiosa, se não fosse cômica: um chinês, entregador de comida chinesa do restaurante O Dragão Feliz ficou três dias preso em um elevador. Ora, direis: - Que burrinho! Não sabia pedir socorro? É aí que a porca (ou seria a dragoa?) torce o rabo. Isso aconteceu em Nova Iorque, onde são faladas diversas línguas, inclusive uma que o pobre entregador só vai aprender - se vai mesmo - no decorrer dos próximos, digamos, cinco anos: o inglês.
Mas, dois fatos chamam à (minha, pelo menos) atenção na notícia: primeiro, os policiais da área, chamados pelos colegas do desaparecido chin, usaram cães farejadores para localizá-lo; ora, os bichinhos parecem não gostar de frango xadrez e levaram os policiais para qualquer lugar onde não farejassem comida chinesa; segundo: o fato de um elevador estar parado havia três dias não chamou à atenção dos moradores do prédio, posto que estes já estão acostumados aos constantes defeitos. (Aqui no prédio, é só o elevador ficar parado por cinco minutos que já aparece um indignado condômino a reclamar do problema...).
Todavia, tendo acontecido em Nova Iorque, não é muito de se estranhar...e o pobre entregador deve ter ficado preso quando descia - depois da entrega. Isto é, sem nada para comer durante todo o tempo e sem um cliente insatisfeito que reclamasse da demora...

sábado, abril 02, 2005

Semovente.

Outono com calor de quase verão... Tempo bom para passear à tarde, caminhar um pouco - pois o sedentarismo é pior que doença; acordar bem cedo e ir ver o sol nascer...


Itaipuaçu - como é manso o mar de lá no verão!