quarta-feira, abril 06, 2005

A Internet, o vai-e-vem e a cautela.

Que a Internet é um meio rápido de comunicação, não temos a menor dúvida. Que seu uso pode ser desvirtuado, menos dúvidas ainda.
Quando recebemos um email com solicitações tais como: 'não quebrar a corrente', 'enviar a todos os amigos da sua lista', 'ajudar a encontrar um(a) desaparecido(a)', podemos fazer uma de três coisas: (1) simplesmente encaminhar o email para todos da nossa lista;
(2) simplesmente NÃO encaminhar o email e mandá-lo para o lixo;
(3) verificar a origem e veracidade das informações nele contidas e, só então, tomar uma das decisões anteriores.
No caso de agirmos de acordo com (1), nossa decisão pode nos levar a espalhar uma armadilha, um vírus, ou um Trojan. No caso de agir de acordo com (2), podemos estar a negar ajuda para quem precisa.
O que é certo, então?? Prefira a opção (3); vai dar algum trabalho, mas pode evitar dores de cabeça ainda maiores... Desconfie principalmente daquelas mensagens que dizem: mande para todos, inclusive para quem lhe mandou essa mensagem...
Especialistas em segurança na Internet costumam verificar a veracidade das informações contidas em emails de 'solidariedade'. Noventa e nove por cento são falsos. Por quê, então, são criadas tais mensagens? Para coletar listas de emails válidos e vendê-las a spammers. (Outra variedade de armadilha são os abaixo-assinados, onde incautos internautas colocam seus nomes completos e números de documentos de identificação: uma mina de ouro para falsários e vigaristas.)
Outro item de segurança: procure esconder os destinatários através de CCO (cópia oculta) ou BCC (blind copy). Quando enviamos emails CCO, os endereços das pessoas para as quais estamos encaminhando a mensagem não aparecem no cabeçalho da mesma. Isso já dificulta a ação dos programas de captura de emails, além do quê, se você é amigo, proteja seus amigos.

Mas a razão de escrever este post é a rapidez com que as coisas acontecem na grande rede. Vejam um exemplo, através de dois emails que recebi ontem, de um grupo de divulgação de vagas para emprego:
Primeiro, enviado às 16h 36min 03seg - Sou editora da Revista X,(cujo nome, por razões óbvias, vou omitir aqui) e estou fazendo uma matéria sobre como blogs e orkut podem ajudá-lo a conseguir um emprego.
Quem quiser contribuir, dar opiniões ou virar personagem, me escreva: (segue o email da remetente).
Segundo, enviado às 19h 08min 27seg - Caros, Tudo bem? Recebi centenas de e-mails em menos de 15 minutos e minha caixa postal está lotada . Muito obrigada. Mas deixe eu explicar melhor o que preciso para evitar mal-entendidos. Estou procurando pessoas que conseguiram emprego por meio do orkut ou blogs e que tenha algo realmente relevante para acrescentar ao assunto.

Quer dizer: só levou quinze minutos para ela descobrir que não tinha sido específica o bastante sobre o que estava solicitando, posto que a expressão 'virar personagem' já era um chamariz e tanto.

Ah, a cautela - quase me esquecia - e o caldo de galinha, mesmo com algum excesso, não fazem mal a ninguém...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home