segunda-feira, setembro 29, 2008

Recuperando datas

Andei revendo posts antigos, mais precisamente desde junho de 2004, quando este blog passou a ter o nome atual. Encontrei coisas que gostei de ter registrado, outras que registrei com revolta e perplexidade pelas atitudes que seres humanos podem tomar. Escrevo isso pensando em Therry Schiavo e na sua morte estúpida.

Todavia, esse post tem outra finalidade: fixar uma data. Essa data marca o início da utilização do Linux como principal sistema operacional neste computador. Foi em 2005, final de janeiro.

Depois de testar algumas distribuições tais como o Mandrake 7.02, Conectiva Linux 8 e 10 (o 8 era ótimo, mas o 10 não funcionou com minha placa de vídeo), instalei finalmente o Mandrake Community 10.1 em meados de janeiro de 2005, em dual boot com o Windows 98SE. Alguns meses depois, consegui uma versão dessa mesma distro com 3 CDs, em português e foi o primeiro Linux que usei no dia a dia, com bons resultados.

Com o tempo, passei para o Ubuntu 5.04. Na época, o Gnome (inteface gráfica usada no Ubuntu) me pareceu menos eficiente que o KDE; entrei então na fase Kurumin. Instalei o Kurumin 6.0 e depois passei para o 7. Depois de várias atualizações, veio o momento em que seu desenvolvedor, nosso caro guru Carlos Morimoto, resolveu parar com as atualizações do Kuruma. Teve lá suas razões e concordo com ele.

Fiz então uma opção radical: instalar somente o Linux, deixando de ter o Windows 98SE em dual boot.

O Windows continuava no HD por pura preguiça de fazer backup dos documentos e fotos armazenados na sua parte do disco. Gravei tudo que era da parte Windows do HD em DVD e fiz a formatação para um só sistema; o escolhido foi o Ubuntu 7.04.

Na nova máquina (já está montada e esperando que a assistência técnica da Samsung resolva o problema de montgem do monitor) vou colocar dois Linux em dual boot. Um com Gnome e o outro com o novo KDE 4.1. Isso pode ser feito no próprio Ubuntu 8.04, mas vou estudar uma opção que me permita comparar o Gnome com as novidades do KDE.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home