quarta-feira, maio 19, 2010

video quase perfeito

Uma distribuição problemática.

Finalmente consegui configurar de modo bastante satisfatório uma boa distribuição GNU/Linux neste meu notebook IS1462. Como todos os proprietários do STI IS 1462 que compraram seu notebook com GNU/Linux sabem, a distro Insigne que vem na máquina é um desastre. Podem alegar que todos os recursos do notebook funcionam bem, mas não se pode ficar com uma distribuição engessada em um Kernel antigo, rodando programas que não podem ser atualizados, quando sabemos que o GNU/Linux é um sistema em evolução constante, com programas e aplicativos também regularmente atualizados - como aliás são todos os sistemas operacionais na atualidade. Daí, a necessidade que todo dono de uma dessas máquinas tem de instalar uma distro que funcione bem e seja atualizável.

Minhas tentativas.

Na tentativa de instalar algo de bom nesta máquina, venho pesquisando fóruns e páginas sobre GNU/Linux e sobre o IS 1462, já há um bom tempo. Adquiri o bichinho há quase um ano e meio.
No princípio, as soluções eram precárias. Em alguns casos, segui fielmente as instruções e dei com os burros n'água. Pode acontecer...
Cheguei a rodar Kubuntu em live CD, com uma pequena adaptação no boot para fazer funcionar o vídeo. O Kubuntu tem um problema com a identificação e acesso à rede sem fio e tenho evitado sua instalação. Acabei me concentrando no problema do vídeo, até descobrir a solução.

O problema maior.

O grande problema com esse notebook é a placa de vídeo da Via. Seu driver para Linux não é bem desenvolvido. Quando instalamos uma distro diferente do malfadado Insigne que vem de fábrica, a placa de vídeo trava e a tela do monitor fica estranha, com um brilho misturado de cores. Um horror!!
A solução seria usar o driver Vesa, que é suportado por quase todas as placs de vídeo. O novo problema passa a ser a resolução que se pode obter com esse driver.
O ideal nesse tamanho de monitor é usar 1280 x 800 na proporção de 16:10. Como obtê-la?

Certa vez, cheguei a instalar o Open Solaris e rodou com bom desempenho. Foi muito útil, pois tinha uma ferramenta para relacionar o hardware instalado que me ajudou a desvendar muitos segredos dessa maquininha. Mas a resolução continuava a ser problema.

A solução (quase) final.

Jamais diga que a sua solução é final. Pode haver outra mais adiante que seja melhor ainda. Porém, o que acabei de fazer me deu uma solução que posso chamar de excelente para o meu caso.

A distro que instalei por último é o Ubuntu 10.04. Forcei o driver de vídeo Vesa e consegui uma tela bem razoável. A resolução foi quase correta, com 1280 x 720, na proporção 16:9. As imagens não parecem sofrer com isso, mas as fontes ficam meio 'sujas'. O problema agora reduzia-se a conseguir passar para 1280 x 800. Isso está bem documentado no fórum do Viva o Linux. Vejam nesse Tópico.

Como eu fiz: O Ubuntu 10.04 traz outra vez um arquivo xorg.conf no diretório /etc/X11/. Apenas copiei o texto sugerido pelo ronnie e colei sobre o arquivo original. Entrei com sudo gedit /etc/X11/xorg.conf para editar o arquivo como administrador.

A resolução está perfeita. As fontes muito bem renderizadas. O 'quase' da solução é que só funciona em 2D. O driver Vesa não permite usar efeitos 3D. Mas no meu caso, isso é irrelevante.

O que me faz mais contente é poder usar uma boa distro GNU/Linux em meu notebook e fazer isso em casa ou no trabalho (temporário, mas salutar) sem me preocupar com as inseguranças das redes mais ou menos públicas.

Estou aguardando apenas acertar um probleminha com meu acesso no Viva o Linux para postar lá uma resposta ao ronnie e, claro, um agradecimento.

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Blogger Aline disse...

Oie Dione, parabéns pelo blog. matérias bem escritas...
Eu uso o Insigne a alguns anos. Posso até me considerar uma "especialista". RS.
No começo, usei por preguiça de trocar, agora por que me acostumei e tudo o que eu preciso ele funciona. Até consigo atualizar as coisas que preciso...
Claro que testo outras distros... rs

Aline

9:05 AM  
Blogger Dione disse...

Oi, Aline.
Eu só troquei o Insigne por outra distro porque não vi jeito de atualizar o sistema.
Obrigado pelos elogios. Ajudam e animam. rsrs
Meus posts sobre Linux e Software Livre estão agora no http://usegnulinux.blogspot.com
É um modo de agradecer à comunidade e colaborar para a divulgação do sistema.
Apareça.

1:44 PM  

Postar um comentário

<< Home