segunda-feira, maio 10, 2010

atualizando Ubuntu


Há umas duas semanas baixei o Ubuntu 10.04 e instalei em lugar do 9.10. Não deu para notar muitas diferenças, exceto a mais gritante: a aparência, que dizem remontar ao Ubuntu 4, mas esse não conheci. Tem uma tela de entrada roxa, berrante... feia! Comecei a ter contato com Ubuntu na versão 5.04 de abril de 2005, quando já era chegado ao marrom.
Uma mudança drástica no 10.04 está no tempo de desligamento: por volta de dez segundos. Muito bom quando se está com pressa de desligar a máquina, pois não precisa ficar esperando ou voltar depois de uns minutos para desligar o estabilizador.
O tempo de carregamento está parecido com o 9.10, que já era bastante rápido.

Uma novidade: instalei o Google Chrome. Parece que com o tempo vai se tornar concorrente sério do Firefox, mesmo em Linux. Por ora, tenho que resolver o problema com Java. Vai ser daqueles de criar diretórios, links simbólicos e o que mais for necessário.

O Ubuntu instala o openjdk-6-jre1 por default e isso não é muito bom, pois alguns programas não reconhecem esse pacote durante a instalação. Mesmo o Firefox deixa de abrir alguns applets com o plugin do openjdk-6-jre. Experimente abrir o Live Timing do site da Fórmula Um.

Tenho feito algumas experiências com outros navegadores, mas o único que ficou estável após a instalação foi o Arora. Bastante simples, rápido e reconheceu o plugin do flashplayer de cara. Já o plugin do Java vai ser um tópico para mais adiante.

Instalei o Midori e o Epiphany, mas fecharam subitamente (o famoso crash) e deixei para lá. Já disse aqui: prefiro as coisas que funcionem de maneira simples.

A foto do post: essas nuvens mostram a chuva chegando por entre a serrania. É outono que por enquanto tem a cara de um inverno precoce. a serra é parte do maciço da Tijuca, visto de Jacarepaguá.

1 - OpenJDK é um projecto da Sun Microsystems para a criação de um Java Development Kit baseado totalmente em software livre e de código aberto.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home