domingo, dezembro 21, 2008

O tempo e eu

""Vem chegando o verão..."

Hoje de manhã, em algum lugar do espaço, a Terra entrou na estação que chamamos verão - aqui no andar de baixo - e é chamada de inverno lá no setentrião. Depois de algumas semanas com o tempo variando entre nublado e muito chuvoso, o sol deu as caras ainda entre nevoeiro e muitas nuvens; faz um mormaço com cara de outubro em pleno dezembro. Será talvez um verão com muitas chuvas.

O tempo existe!?

Segundo os cientistas, o tempo, como costumamos medir e contar, simplesmente não existe. É apenas mais uma dimensão do universo. Nossa memória, acumulada em situações sucessivas, que chamamos de momentos, dias, ou anos, nos daria a sensação da passagem do que chamamos tempo.
Disse-me uma querida amiga, faz alguns dias, que às vezes falamos de uma lembrança tão viva em nossa mente e essa lembrança parece de ontem. Então fazemos as contas e esse ontem vira dez, vinte anos. Será porque não a colocamos na devida ordem e por isso estaria deslocada no tempo? Mas, que tempo?

Notícia triste.

Sempre tive um carinho especial por Jorge Ribeiro Sales - escrevo assim com todas as letras e sobrenomes porque é um nome importante para mim. Mandei-lhe uma mensagem pelo seu aniversário, em junho, e visito vez por outra sua página (tem um link ali do lado) para saber das novidades. Nos últimos meses, essa minha vida de aposentado tem andado muito agitada e me impede às vezes de dar atenção aos pequenos prazeres e deveres, como o de mandar uma mensagem ou dar uma ligada para um filho, ou amigo.
Hoje, com um mês e uma semana de atraso, soube que meu amigo já não está entre nós. Morava em Vitória, no Espírito Santo. Costumo contar aos meus alunos como Jorge me ajudou a atualizar meus conhecimentos de matemática, pois tinha dificuldades com a álgebra que não consegui entender nos dois últimos anos do ginásio. Foi melhor que muitos professores que tive. Faz mais de quarenta anos.
Com certeza, nosso grande Pai tem um lugar especial para seu grande sorriso e seu otimismo contagiante.

Tempus fugit.

Pode a razão estar do lado dos cientistas e o tempo será apenas uma convenção, uma impressão que carregamos pela vida. Só tenho certeza de uma coisa: hoje, me senti envelhecendo um pouco.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home