segunda-feira, setembro 15, 2008

Segunda alegre

Dizem os entendidos em Fórmula Um que a emoção acabou. Há duas equipes que disputam o campeonato, um piloto de cada uma agora estão na ponta. Hamilton da McLaren lidera com um ponto a mais que Massa da Ferrari. Mas, dizem todos, as corridas são enfadonhas, sem ultrapassagens - exceto aquelas ditas 'nos boxes', quando um piloto vira voltas mais rápidas antes de reabastecer e trocar pneus e ganha a posição de pista saindo antes do piloto que ia à sua frente antes da parada.
Neste domingo, 14 de setembro, entretanto, a história da F1 ganhou uma página para não esquecer.
Em uma só corrida: Monza, na Itália, três fatos contribuíram para esse momento histórico.
Primeiro, a vitória do mais jovem piloto a conquistar o mais alto lugar no pódio. Sebastian Vettel, piloto alemão da Toro Rosso que faz dupla com Sebastien Bourdais, francês. Vettel tem apenas 21 anos e dois meses de idade e bateu o feito de Fernando Alonso, que ganhou sua primeira corrida na F1 com pouco mais de 23 anos de idade.
Segundo: Além da vitória, Vettel havia conquistado na véspera a pole-position. Foi também o mais jovem piloto a sair da primeira posição no grid em todos os tempos da F1.
Terceiro, mas não menos interessante, foi a primeira vitória da equipe Toro Rosso, pertencente ao grupo Red Bull, cuja equipe principal seria a Red Bull Racing (aquela que o Galvão chama de RBR, para não fazer propaganda gratuita. Ainda existem essas besteiras na TV Globo.)
Acontece que a Toro Rosso, teoricamente, é nada mais que a antiga Minardi. O carro deste ano STR03 - segundo os entendidos - é uma cópia do RBR4. A diferença está nos motores. O RBR4 usa Renault e o STR03 usa motores Ferrari. Mas a equipe ainda tem membros da antiga Minardi. Seu chefe, Massimo Rivola, declarou ao GPUpdate que apesar dos mais de vinte anos sem chegar ao pódio ele e sua equipe jamais deixaram de acreditar no próprio trabalho.

Vitória de primo pobre, mas daquelas que, por isso mesmo, alegram a todos.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home