domingo, setembro 28, 2008

Gracinhas da Ferrari

Há três corridas na Fórmula Um, a Ferrari lançou uma novidade. Ao invés do tradicional pirulito - aquela placa que um mecânico segura à frente do piloto durante as paradas nos boxes, passou a usar um tipo de sinalização por luzes. Basicamente, funciona assim: uma luz vermelha, para manter o carro parado e freado durante a troca de pneus; uma luz amarela indica que o carro está no chão e abastecendo de combustível; a luz verde libera o piloto após o abastecimento.
Essa novidade foi usada em três corridas, mas causou dois problemas. Dois erros em cinco pit-stops. O da corrida de hoje em Cingapura foi grosseiro. Com luz verde, mas a mangueira de combustível presa ainda ao carro, Felipe Massa arrancou no pitlane, arrastando ao lado do carro a mangueira inteira que ainda derrubou um mecânico e espalhou combustível pelo chão. Prejuízo total para Massa que acabou chegando em décimo-terceiro. Felizmente, o mecânico saiu do incidente apenas com o susto.

Na parada seguinte, quando Kimi Raikhonnen fazia seu segundo pit-stop, voltou a ser usado o pirulito. A previsão na transmissão da Globo era que as tais luzes de sinalização seriam provavelmente abandonadas, já na próxima corrida, mas alguém na Ferrari teve o bom senso de acabar com a malfadada novidade de imediato.

Ainda na corrida de hoje, em uma das paradas de David Coulthard, da Red Bull Racing, ia acontecendo acidente semelhante ao de Massa. Só que o mecânico responsável pelo pirulito agiu com rapidez e baixou novamente a placa, quase na viseira do Coulthard que freou e pode esperar a retirada da mangueira.

Um sistema como o da Ferrari só seria realmente melhor que a sinalização manual se fosse ativado, por exemplo, pelo mecanismo de encaixe da mangueira. A luz verde só acenderia depois que a mangueira fosse desconectada do bocal do tanque.

Espero que Felipe Massa consiga recuperar a diferença para Hamilton, que agora é de sete pontos, faltando apenas três corridas. Mesmo que Massa vença as três, precisa que Hamilton não chegue em segundo nessas mesmas três corridas, pois nesse caso Hamilton seria o campeão por apenas um ponto.

Claro que os resultados serão diferentes da hipótese acima, porém a desvantagem de Massa é bastante ameaçadora para sua pretensão de ser o campeão da F1 nesse ano, pois tem que ganhar pelo menos sete pontos a mais que seu rival direto e ainda manter um número de vitórias maior que Hamilton, em apenas três GPs.

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