sexta-feira, novembro 16, 2007

Usando RSS

Faz algum tempo falei aqui sobre RSS - Really Simple Syndication: um método de coleta de atualizações em páginas da Internet e sua reunião em uma lista para facilitar a leitura.
RSS traz diversas vantagens para quem gosta de visitar sempre as mesmas páginas, ou tem preferência por determinados assuntos.
O método funciona por meio de feeds, que são reproduções de conteúdos novos ou atualizados nas páginas. Você pode escolher nos sites de jornais, por exemplo, as seções cujas notícias atualizadas serão enviadas por feeds ao seu Agregador.
Agregador é um aplicativo de computador ou um site especial de Internet que atualiza e mostra os feeds para todas as suas fontes de notícias. Google, Yahoo e AOL, além de vários outros sites, mantêm agregadores para seus usuários. Se você tem uma conta Google, por exemplo, pode, em poucos minutos, criar uma página com seus feeds preferidos.

Como isso facilita as nossas vidas na rede? Simples. Usando um agregador não é mais necessário navegar por um monte de páginas em busca do assunto que nos interessa. Poupa-nos tempo e evita distrações com anúncios e pop-ups indesejáveis.

No caso do KDE, a interface gráfica que uso no Linux, há um programa nativo chamado Akregator de fácil utilização, onde já vêm algumas fontes de notícias sobre o desenvolvimento, aplicativos e badulaques para o próprio KDE.
Facílimo criar novas fontes de notícias no Akregator. Já incluí algumas dos jornais O Dia e JB, nas áreas de esportes, cultura, tecnologia e ciência.

Incluí tanbém uma fonte desse blog, somente para verificar se está funcionando bem o Feedburner - onde sou uma das 631.270 pessoas que, até o momento, usam seu serviço grátis de feed. Para usar o serviço do Feedburner, cria-se uma conta, seguem-se as instruções para configuração (fáceis, diga-se de passagem) do feed e está pronto.

RSS também pode ser usado para atualizar o conteúdo de documentos online, facilitando o trabalho em equipe. Toda vez que um membro de um grupo atualizar um documento será emitido um feed para todos os inscritos na lista e cada um poderá baixar a versão atualizada do documento.

Já fiz uma tentativa de trabalhar com blog em uma turma do Senac. O sucesso foi pequeno, mas deu para fazer uma idéia de como pode ser útil o uso de blogs para atualização de conteúdos e comunicação rápida entre os membros de um grupo.

Já com o Akregator, estou economizando tempo na busca de notícias e selecionando melhor o que vou ler.

Na coluna ali da direita está o link para os feeds desse blogueiro que vos fala. Fácil de usar, é só marcar, dar CTRL+C para copiar e depois CTRL+V para colar na janelinha do seu Agregador...

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home