domingo, novembro 18, 2007

Cores e sabores


Sempre que monto uma salada, procuro diversificar as cores para obter contraste entre os sabores. Vale até um pouco do doce de alguma fruta entre o sal das verduras e a acidez de um molho. Comemos primeiro com os olhos e depois com a boca.
Assim também procuro colocar cores que me agradem nas configurações da área de trabalho desse meu amigo diário, o computador.

Acresce que, tanto na alimentação como no visual do micro, existem diferentes humores em diferentes épocas. Nesse final de primavera, com dias de bastante chuva intercalados pelos breves aparecimentos do sol, o humor varia também entre sustos de luz e a frieza dos ventos cortantes que trazem as chuvas.

Normalmente, e sabe muito bem quem me conhece, sou calmo e bem humorado. Não adianta nada transformar pequenos contratempos em grandes problemas, pois esses já tenho um mundo que os cria para mim.

Para equilibrar o humor e manter o foco, procuro usar cores que me agradem. De modo geral, sóbrias, com pouco contraste e combinando com o espírito da época.

Ontem, por puro 'nada que fazer' andei mexendo na paleta de cores do KDE e encontrei uns tons de cobre interessantes. São os que aparecem na figura lá do início. Estava pensando nos tons do Ubuntu Linux, que são sempre suaves e puxados para terra e acabei conseguindo um brilho metálico suave (pelo menos na minha opinião). Usei a mesma combinação para substituir por um gradiente horizontal a figura de fundo de tela. Mas acho que ficaria bem uma foto de praia em tom sépia como papel de parede. Vou experimentar isso mais tarde.

As cores podem ser obtidas pelas combinações RGB D3927A, para o tom mais claro e B68A7E para o mais forte. Na barra de título das janelas, criei uma combinação do tipo cor e mistura. Usei o mais claro para 'Barra de Título Ativa' e o mais forte para 'Mistura de Título Ativo'. Acho que no Windows vosso de cada dia esses nomes serão os mesmos, ou bem próximos.

Quando o verão chegar, volto aos tons de verde ou aos azuis mais suaves. Quem sabe crio um brilho de água-marinha para enfeitar as janelas? O humor de verão, certamente será outro...

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home