terça-feira, novembro 06, 2007

Barcas e nostalgia

A travessia da Baía da Guanabara entre Rio e Niterói ficou mais fácil e rápida com a construção da ponte. Mas a viagem de barca conserva seu charme - principalmente se é feita em uma das antigas e pequenas, como a Imbuhy ou a Vital Brasil.
Faz duas semanas, dei um pulo a Itaipuaçu e tive a sorte de viajar na Ipanema - uma das 'grandes', com dois mil lugares. No mesmo horário, eram pouco mais de dez horas, partia para Paquetá a Itapetininga, e as duas embracações manobrando lado a lado na saída da Praça XV eram um espetáculo na manhã de sábado, cheia de um nevoeiro fino, mas prometendo um sol de rachar para a hora do almoço.
Saquei a máquina da mochila e comecei a clicar; um total de vinte e nove fotos entre a saída do Rio e até um pouco depois do desembarque em Niterói.
Confiar no visor da câmera é um tanto perigoso. Uma foto que parece boa no visor pode apresentar defeitos na tela do computador, quando mostrada em seu tamanho normal. Então, costumo prestar muita atenção à respiração, à posição dos cotovelos junto ao corpo que funcionam como amortecedores para as vibrações dos veículos em movimento. Pequenos detalhes que ajudam, embora a maior qualidade de uma foto seja - na minha opinião - um motivo bem escolhido, enquadrado e bem iluminado.
Para o alívio de nós amadores, vivemos na era digital e não é muito difícil remover a pátina da névoa fina que ficou sobre as imagens. Depois, com um recorte bem feito, pude buscar numa parte especial da foto um detalhe interessante.
Assim fiz na foto acima. Feita originalmente em 2048x1536 pixels, recortei uma área de 1024x768 pixels - o que dá 1/4 da área original da foto. Ainda assim, permite uma impressão de tamanho razoável.
Essa parte de manipulação e recorte da imagem foi feita no Editor de Imagens do Digikam, um programa que roda em Linux.

Ah, as barcas! Na volta, já à noite, minha sorte dobrou: viajei na Imbuhy, que dessa vez não me causou enjôo, talvez porque estivesse tão encantado em poder observar uma vez ainda os detalhes dessa embarcação que data dos meus temos de adolescente (E bota tempo nisso!!!). Mas essa do enjôo é uma outra história, muito antiga por sinal...

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home