domingo, maio 20, 2007

A tosca Oi

O termo é muito usado em São Paulo, aliás com seu significado exato, para as muitas coisas mal-feitas que encontramos pela vida a fora.
Hoje topei com uma delas: a página da Oi Internet. Taí uma coisinha da qual seus criadores não deveriam ter o mínimo orgulho.
De início, todas as páginas no portal da Oi ficam com um enorme buraco branco no meio. O conteúdo se espalha por uma interminável imensidão branca, cercada por roxos e salpicada por banners animadinhos em Flash. Até aí, a gente vai tocando.
Chega-se na página da Oi Internet e tem lá no topo o botão dos atalhos. Os links ficam escondidos enquanto um banner animadíssimo fala do mundo maravilhoso que pode ser descoberto com um clique. Tenho que repetir aqui: toda propaganda é enganosa. Então, deixo de lado as promessas do banner e clico sobre o botão dos atalhos, tentando me orientar no 'portal'.
É aqui que a porca torce o rabinho. Desce uma lista de atalhos, mas a maior e mais importante parte deles fica oculta atrás do banner. Como não vejo algo em que clicar para saber mais sobre os planos de serviços ou sobre as tarifas cobradas, desisto da Oi Internet. Parece que nesse 'portal' a propaganda tem prioridade sobre a comunicação.
Uma solução muito simples seria programar a página de modo a apagar o banner após o clique sobre a opção dos atalhos. Se o visitante quer ver os atalhos e não o banner, por quê manter a porcaria da animação na página quando não queremos mais vê-la? Nem precisa ser um gênio para pensar nisso.
Desconfio que no Internet Explorer isso não aconteça. Mas eu uso Mozilla Firefox e os gênios que criaram as páginas do portal Oi devem estar pouco se lixando para quem usa algo que não seja Microsoft.
Assim, só fazem incentivar a pirataria, pois não é todo o mundo que pode pagar uma grana preta por um dos maravilhosos 'sabores' (a nova palavra para incompleto, limitado, engana-trouxa) do Vista.

Sorte da tosca Cyberwal que - por enquanto - não vai perder o cliente que vos fala.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home