domingo, maio 27, 2007

Mais um perigo no orkut


Entre as muitas pragas que circulam no orkut, recebi uma nova. Chama-se http://blog05083.kit.net. Vem com um recado de uma pessoa da sua lista e lhe convida para ver uma foto muito interessante.
Ao clicar no link, vai ser encaminhado para uma página onde uma mensagem - imagem acima - diz que você ainda não tem a última versão do Flash Player. Como é um plugin necessário e que vive mudando, os internautas mais incautos clicam sobre a figura sem notar que o link faz instalar um executável chamado cartao.exe.
Aliás, tem gente que ainda não sabe que o Flash Player agora é baixado do site da Adobe, que incorporou a Macromedia.

Como sempre, esse tipo de armadilha explora a facilidade de instalar programas que o Windows oferece aos seus usuários aliada à pressa que as pessoas têm de clicar em algo e instalar logo para ver o que acontece.

O pior é que usa um blog hospedado no Kit.Net, pertencente à Globo.com. Entrei no site da Kit.Net para avisar sobre esse mau uso do blog e não há um link sequer onde se possa comunicar com algum responsável pela segurança dos sites. Completa irresponsabilidade da Globo.com.

Se o caro leitor tiver a curiosidade de olhar o topo desta página, vai ver que é fácil acessar o Blogger.com e denunciar um Blog de conteúdo impróprio. No Kit.Net não tem nada disso. Então, a porcaria da armadilha vai ficar lá, pegando incautos até não sei quando.

A frase é antiqüíssima, mas ainda válida: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Marcadores: , , ,

3 Comentários:

Blogger Unknown disse...

tem antidoto?

8:57 PM  
Blogger Unknown disse...

tem antidoto?

8:57 PM  
Blogger Dione disse...

Na verdade, o único antídoto é evitar a instalação automática de executáveis. Isto deve ser feito nas opções de Internet do Internet Explorer. Vou verificar e num próximo post explicarei como.

9:19 AM  

Postar um comentário

<< Home