sábado, março 10, 2007

Semana 10


♥ → A capital chinesa - Pequim - já há um bom tempo se preocupa com os preparativos para os jogos olímpicos que ali se realizarão no próximo ano. Agora, como medida cosmética, as autoridades locais estão retirando os mendigos de suas ruas. Resta saber que destino estão dando a eles. Nunca é demais relembrar que em alguns lugares desse mundão de Deus o tratamento dado aos excluídos pode ser brutal. Faz uns quarenta anos, aqui mesmo no Rio de Janeiro muitos mendigos foram recolhidos pela polícia e atirados, para morrerem afogados, no rio da guarda, na divisa com o município de Itaguaí, que na época pertencia ao antigo Estado do Rio de Janeiro. O tempo passa, mas o bicho-homem não muda.

Ah! O problema dos agora denominados moradores de rua? Pelo menos no Rio, continua cada vez maior.

♣ → E por falar em moradores de rua, a prefeitura de São Paulo fez uma operação limpeza nos arredores do hotel onde se hospedou o todo-poderoso George W. A operaçao incluiu remoção de moradores de rua e a proibição de que eles passassem pelo local conduzindo seus carrinhos de catadores. Já é uma ocupação que dá pouco retorno, imagina ter que ficar sem trabalhar dois dias por conta da visita de um tamanho paspalho. Se o prefeito de Sampa tem vergonha dos seus moradores de rua, o que estaria ele fazendo de concreto para melhorar a condição dessas pessoas, ao invés de empurrar a 'sujeira' para debaixo do tapete. (Já é a segunda vez, na semana, que uso esta expressão Estarei ficando repetitivo?)

♦ → Recebo email promocional de um grande bazar paulista, oferecendo o 'trade-in' da HP. É assim: você entrega sua 'velha' impressoraHP e tem desconto na compra de uma nova. Parece bom, mas tem um lado bastante ruim. Quando você troca, por exemplo, uma velha HP 840C por uma multifuncional HP 1510, por exemplo, deixará de usar cartuchos que podem ser facilmente recarregados ou substituídos por similares de boa qualidade, para usar cartuchos caríssimos, cuja recarga nem sempre fica boa - vejam este tópico do forum GDH. Recebi um email sobre esse assunto e fiquei até desapontado com a Hewlett-Packard. Desde os anos 70 aprendi a confiar em instrumentos e equipamentos da HP, por sua qualidade, robustez e durabilidade. Agora, acho que a empresa está jogando fora muito da sua credibilidade com essa tática de vender impressoras baratas e ganhar dinheiro com cartuchos caríssimos e com pouqíssima tinta.

Será que o lucro fácil vale mais que uma grande marca construída ao longo de mais de meio século?

♠ → A Alcatel-Lucent, por seu lado, acaba de demitir 300 empregados da sua filial no Brasil. Coisa meio estranha para uma empresa da área de telecomunicações. Como a maioria das empresas do mercado vem apresentando lucros crescentes, ela deveria estar empregando e não demitindo.

Aliás, em um país onde a agência que deveria regular o mercado age sempre em favor das empresas e contra o consumidor, (Vejam esta notícia que saiu no globo.) isso não é nada estranho.

Sobre as demissões na Alcatel-Lucent, o globo não fala nada.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home