sexta-feira, setembro 15, 2006

Pesquisas

O falecido Leonel Brizola, político até os ossos, tinha como norma só acreditar nas pesquisas cujos resultados estavam a seu favor. As outras todas eram 'mentiras d'O Globo'.
Nesta reta final para as eleições presidenciais, os resultados de uma nova 'pesquisa' se espalham pela internet, levando gente que eu reputo muito séria, mas também um tanto ingênua, a tomar como verdade uma armação digna de primeiro de abril.
Senão vejamos: a tal 'pesquisa', na verdade chama-se Simulação da Eleição Presidencial, assim mesmo com todas as letras. São 1.748.000 eleitores ouvidos em TODOS os estados brasileiros - além de um número ao lado da descrição OUTROS - talvez eleitores de Fernando de Noronha e alguns patrícios residentes no exterior.
Interessante notar que os números de eleitores no Rio de Janeiro e na Bahia são fracionários; quer dizer, 0,7 eleitor teria respondido à 'pesquisa', pelo que acabamos por descobrir a existência do voto fracionário.
Os eleitores são agrupados por sexo (masculino, feminino e homossexual, que não é sexo, mas sim preferência sexual), classe social e faixa de idade.
Toda essa massa de dados teria sido colhida em apenas três dias, embora não se revelem os métodos nem a instituição responsável pela pulha.
O fato é que a tal simulação vem sendo engolida como uma prova cabal de alguma conspiração para enganar o pobre eleitor. Como se essa não fosse uma função primordial da maioria dos políticos. E a página onde o tal monstrengo se esconde vem recebendo milhares de visitas por dia. Aí deve estar o motivo de tudo.

Não sei porquê o tal autor da Simulação me lembrou um antigo "escritor" - Marcial Lafuente Estefania, pseudônimo é claro, cujos livros com estórias do faroesta e em formato de bolso pululavam nas bancas de jornal lá pela década de 1970.
Não é para menos, o tal dono da página se diz recordista registrado no Guiness com 30.000 poemas escritos, além de outros milhares de contos.

Vamos fazer um exercício? Escolham um adjetivo pro dono da tal simulação: prolífico ou prolixo.

Vale dar uma olhadinha no dicionário.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home