terça-feira, junho 13, 2006

Armadilhas

Acabei de receber um email com toda a aparência de uma armadilha para, no mínimo, roubar minha senha no Blogger.

O texto:
This email is a response to your request for information about your Blogger account. To regain access to your account, please click on the following link: (em linhas gerais: seria uma resposta para minha solicitação sobre informações para recuperar o acesso á minha conta - diga-se de passagem que NÃO fiz essa solicitação;) para fazê-lo clique no link abaixo:

Segue um link tão estranho quanto uma nota de trinta (em qualquer moeda).

Ainda segundo o email, o tal link me levaria a uma página onde eu deveria escolher uma nova senha e enviá-la supostamente ao site do Blogger. Para criar uma certa credibilidade, mais uns dois links parecendo ser do Blogger são incluídos abaixo, com informações para a busca de ajuda etc.

Finalmente: Sabendo que não fiz qualquer solicitação para recuperar acesso à minha conta, não cliquei em nenhum dos links. Mesmo porque o processo de recuperação de senhas no Blogger não tem nada a ver com o processo descrito no tal email.

O truque: é sempre o mesmo, criar uma situação de desconforto - ou mesmo pânico - no destinatário do email para fazê-lo clicar o mais rápido possível no link malicioso.
É o mesmo truque usado para roubar senhas de bancos, só que uma ameaça ao rico dinheirinho do pobre leitor é muito mais, digamos, persuasiva do que um aparente problema com a conta do Blogger.
A mesma tática é usada por bandidos que telefonam para a casa de alguém comunicando um suposto acidente com um membro da família; nesse caso, a idéia é obter informações sobre as pessoas para futuros golpes ou mesmo um sequestro.

A solução: NUNCA clique em um link antes de ter certeza de que a mensagem recebida tem fundamento. Não acredite em historinhas de emails enviados por pessoas ou 'instituições' que você não conhece. No caso de supostos problemas bancários, ligue para sua agência e confirme se o problema realmente existe - o velho telefone serve para isso. Ou então entre no site do banco e verifique se o problema é real.

A maioria dos golpes na atualidade - desde os emails com links duvidosos até as ligações telefônicas com notícias de acidentes com familiares, usam uma tática de apavorar para colher informações sigilosas. Todos sabemos que a melhor reação é manter a calma e tentar verificar se a situação é real ou - se não tiver calma suficiente - peça a alguém mais frio para analisar a situação (ou atender ao telefone e tentar obter mais dados da pessoa que fala).

Na verdade, é a mesma maldade humana que transformou o avião em arma de guerra, usou a pesquisa científica para a produção de substâncias mortais; e agora usa a Internet para mentir, enganar, insultar e roubar daqueles que só estão aproveitando o lado bom da grande rede.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home