sábado, novembro 05, 2005

Rapidinho.


E vejam só: nem me dei conta de que já havia quase um mês não postava nesse querido espaço. Mas não foi por preguiça desta vez. Ando bastante ocupado testando o Linux. Nas últimas semanas, fiz alguns testes com as seguintes distribuições (os testes ainda não são conclusivos, mas dão uma idéia dos problemas a enfrentar):

Ubuntu, 5.04 e 5.10 - um tanto problemáticas. Ambas não me permitiram usar a impressora de pronto. Além do que usam o Gnome como Interface gráfica padrão e eu prefiro o KDE. Como a minha finalidade é encontrar uma distribuição relativamente fácil de instalar e configurar, deixei o Ubuntu de lado.

Fedora Core 4 - fácil de instalar, com interfaces gráficas de última versão, mas deu problemas com o gerenciador de boot (inicialização) do sistema. Fica para ser examinada com mais detalhes quando eu souber como configurar o boot para poder escolher entre o Fedora, o Mandrake 10.1 (que uso regularmente) e o rWindows que ainda uso para a minha máquina fotográfica HP 215 e para FTP.

Slackware 10.1 - Conhecida pela dificuldade que oferece para instalação, é uma excelente distribuição Linux para uso em servidores ou redes corporativas. Já no Desktop mostrou uma falha difícil de sanar; não reconhece o teclado brasileiro (abnt2). Vou continuar com as correções sugeridas nos fóruns de Linux, mas não tenho muitas esperanças de resolver esse problema.

Está para chegar o conjunto de CDs do Debian 3.1 - Sarge. Já me informaram que a instalação é meio complicada. Não deve ser mais complicada que o Slackware. Os comentários ficam para a próxima semana.

Para quem está curioso, a foto acima é um snapshot do KDE que uso no Mandrake 10.1, mostrando a janela do Konqueror - navegador de arquivos e de Internet.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home