quinta-feira, dezembro 09, 2004

Apaga a Luz!!

Nas últimas duas semanas, fomos agraciados com duas explosões de transformadores e três ou quatro apagões aqui pelos arredores. Pensei que isso só acontecese lá nos confins de Itaipuaçu, onde são comuns defeitos por sobrecargas na rede, em quase todos os fins de semana no verão.
As empresas de energia, Light no meio, são ágeis em conseguir do governo compensações para seus alegados prejuízos com a economia a que fomos forçados, não faz muito tempo, para evitar o racionamento. Cobraram mais por menos energia fornecida, mantendo seu sagrado lucro. Mas na hora da prestação do serviço, continuam as mesmas: esperam estourar para consertar. Com o pretexto de enxugar a máquina - sinônimo de demitir em massa - deixaram de fazer manutenção preventiva e quem ficar no escuro que vá se queixar ao bispo.
A antiga Light, estatal, mantinha equipes de medição da demanda em diversos locais e horários como meio de prevenir contra sobrecargas. É mais profissional trocar um transformador por outro que suporte maior carga de maneira programada, sem deixar o cliente no escuro.
Hoje em dia, a informatização dos sistemas de supervisão aliada à facilidade de transmitir dados por fibra óptica sem interferência dos cabos que transportam eletricidade, poderia ser usada para evitar transtornos e sustos para os consumidores. Infelizmente, em nosso capitalismo selvagem, a expressão explorar quando se refere a um negócio, tem para as grandes empresas o mesmo significado que lhe dão os rufiões.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home