sábado, novembro 06, 2004

Improvisando sobre senhas...

Senhas são a maior das nossas constantes preocupações... ou não? Infelizmente, não.
Deveríamos nos preocupar mais em esconder nossos dados vitais com senhas melhor elaboradas. As senhas deveriam lembrar algo muito distante do nosso cotidiano. Este seria um passo na direção de um pouco mais de segurança. É incrível que tantas pessoas ainda usem senhas formadas por datas, digamos, muito pessoais. Usar a data do nascimento já está proibido em bancos. Mas ninguém lembra de criar uma senha com a data do primeiro zero na escola, ou do primeiro beijo na primeira namorada, ou no primeiro namorado.
Senhas de razoável nível de segurança podem ser criadas a partir de palavras que não existem em dicionários: catilogencia, por exemplo, é palavra criada pelo Falcão, mas ainda não dicionarizada.
Em alguns casos, podemos usar caracteres variados: #!$!(%(, por exemplo, é uma palavra bem conhecida, escrita na carreira superior do teclado, com ajuda da tecla shift. Uma senha bem discreta seria: controlaltdel. Com a vantagem de nunca fazer o computador reiniciar, pois estaria escrita por extenso.
A senha é um caminho para sua intimidade, portanto cuide dela.
Imagine como seria difícil entrar em uma casa por um acesso assim:



Seria como uma senha de razoável segurança...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home