domingo, outubro 24, 2004

O Aurélio e o Blog.

Sempre que escrevo para o blog, tenho um certo cuidado para não cometer aqueles pequenos erros comuns em nossa descuidada linguagem coloquial - a que usamos no dia a dia. É uma questão de credibilidade; pequenos erros de ortografia, de concordância ou um termo usado de modo equivocado arrasam com a confiança de quem lê. É simples: se quem escreve comete erros de forma, como podemos confiar no conteúdo?
Também sou leitor e sei muito bem o quanto um desses deslizes afeta nossa relação com o texto e seu autor.
Por outro lado, as janelas de edição não contam com o recurso da auto-correção, que salva tanta gente no Word, por exemplo. Por isso, é necessário ter sempre à mão uma ferramenta confiável para nossas consultas e pequenas pesquisas. Há edições digitais dos melhores dicionários e enciclopédias. Basta manter o seu dicionário digital abeto em outra janela e as consultas podem ser feitas com uns poucos cliques (ou usando ALT+TAB).
Venho de um tempo em que digitais eram apenas as impressões deixadas pelos nossos dedos. Por isso, embora tenha um Michaelis instalado no micro, gosto de consultar o velho e pesado Aurélio, cuja presença na estante aqui em frente me dá uma sensação de segurança bastante confortável.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home