sábado, agosto 28, 2004

Filosofias.

Tem ali no topo da página uma barra onde se lê no último botão: "next blog". É uma maneira de acessar outros blogs recentemente publicados. Gosto de ver outros blogs para ficar sossegado quanto ao fato de não ser o único a deixar por aqui algumas sandices.
Vez por outra, encontro coisas sérias. Um dos que vi hoje era contra Noam Chomsky, ou pelo menos, contra suas idéias políticas, já que suas teses em Lingüística podem ser discutidas, mas nunca confrontadas por motivos políticos.
O ponto principal do blog parece ser uma associação de Chomsky ao velho comunismo-bicho-papão que os norteamericanos - democratas ou republicanos - sempre usaram para infundir medo no seu povo e, assim, ganharem apoio para suas intervenções militares contra vizinhos muito mais fracos. Ou ainda para suas 'guerras' no Oriente Médio, como apoio a Israel e às grandes empresas exploradoras do petróleo 'árabe'. (Deixemos de lado o Extremo Oriente de onde saíram devidamente derrotados, mas cujo controle econômico procuram manter via globalização.)
Pois é esse o ponto fraco da discussão: os arrazoados dos comentaristas falam em política e ideologia, mas deixam de fora o ponto principal que é a intervenção militar por motivos econômicos. Ora, se existe antiamericanismo em muitos países do mundo é porque, antes de haver uma questão política, há a questão econômica. Se os EUA não precisassem sugar as economias mundiais para manter a estabilidade da sua economia, metade do problema estaria resolvida. A outra metade seria resolvida apenas reconhecendo a igualdade dos demais povos. Menos arrogância, pode ser uma parte importante da solução.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home