quinta-feira, fevereiro 23, 2012

peixes mortos

Ontem, quarta-feira de cinzas, a praia de Itaipuaçu amanheceu banhada por uma água verde escuro e ao longo da linha da maré havia uma infinidade de peixinhos (me pareceram minúsculos espadas) mortos. A temperatura da água parecia normal para essa época e as pessoas tomavam banho de mar sem se preocupar com a cor da água.


Esses filhotes, não sei se o termo alevinos é mais apropriado, mediam cerca de 4 a 5 centímetros, eram todos da mesma espécie e calculo que houvesse dezenas de milhares deles na faixa que vai do Recanto - onde a água estava mais escura e o local onde fiz a foto acima, próximo à rua 53. A distância entre esses dois pontos é de três a quatro quilômetros. A linha de peixinhos mortos estendia-se ainda na direção leste, mas não fui verificar onde terminava.

Uma pena que um fenômeno de tal monta ocorra em uma praia banhada por águas oceânicas. Coisas assim acontecem em lagoas e rios poluídos, mas à beira-mar é a primeira vez que vejo.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Blogger AirWave disse...

Fotografei as manjubinhas entre a Rua 01 e a Av 01 também. Eram centenas, se não milhões.
Com certeza foram mortos pela poluição. Patrocinada pelo INEA, que autorizou o descarte da lama da baia de Guanabara em nossa costa. Cadê as autoridades desse país ???

12:22 PM  

Postar um comentário

<< Home